Exposição 1961.05 – José Luis Figueroa – 28/09/1961

(Recortes de Jornais da Época)
Jornal Nordeste – 27 de setembro de 1961

Nova Exposição no Museu de Arte

O Museu de Arte da Universidade do Ceará (MAUC) vai patrocinar amanhã dia 28, uma exposição de pinturas do artista espanhol José Luís de Figueroa, famoso pintor de arlequins que ora se encontra em Fortaleza. Pintor expressionista pertencente a Escola Espanhola de Paris, José Luís de Figueroa e nome internacionalmente conhecido graças a singularidade e a importância do tema explorado em seus melhores quadros. Madrileno de nascimento, José Luís de Figueroa é tido, todavia, como um cidadão do mundo, tendo sido considerado pela crítica especializada de vários países como um dos maiores comediantes da pintura contemporânea, principalmente no gênero em que se especializou. A abertura da exposição do grande pintor de arlequins, José Luís de Figueroa, está marcada para amanha as 17 horas, no Museu de Arte da Universidade do Ceará, em solenidade a ser presidida pelo Magnífico Reitor Antônio Martins Filho.

Jornal Unitário – 27 de setembro de 1961

Nova Exposição no Museu de Arte da U.F.C.

O Museu de Arte da Universidade do Ceará (MAUC) patrocinará a partir de amanhã, quinta-feira, uma exposição de pintura do artista espanhol José Luís de Figueroa famoso pintor de arlequins ora em Fortaleza. Embora seja madrileno de nascimento, José Luís de Figueroa é tido como autêntico cidadão do mundo, sendo considerado pela crítica especializada de inúmeros países onde expôs, como um dos maiores comediantes da pintura contemporânea, principalmente no gênero em que se especializou. Pintor expressionista pertencente à Escola Espanhola de Paris, José Luís de Figueroa é nome internacionalmente conhecido, graças à singularidade de sua arte e à importância do tema explorado em seus melhores quadros. A abertura da exposição do grande pintor de crianças, José Luís de Figueroa, está marcada para amanhã, quinta-feira, às 17 horas; no Museu de Arte da Universidade do Ceará e a solenidade a ser presidida pelo magnífico reitor Antônio Martins Filho. O Museu de Arte está convidando a se fazerem presentes à abertura da mencionada mostra, professores, acadêmicos, intelectuais e os amantes da boa arte.

Jornal Correio do Ceará – 28 de setembro de 1961

Inaugura-se Hoje (17 Horas) Exposição de Figueroa no Museu de Arte da Reitoria

O Museu de Arte da Universidade do Ceará (MAUC) vai abrir ao público de Fortaleza, a partir de logo mais, às 17 horas, uma exposição de pintura do artista espanhol José Luís de Figueroa, famoso pintor de crianças que ora se encontra em nossa capital. Pintor de largos recursos na técnica de pintar, Figueroa é nome internacionalmente conhecido, tendo pertencido à Escola Espanhola de Paris e se integrado nos grupos de Picasso, Chavé e Parra. Graças à profundeza expressionista de sua arte e à singularidade do tema explorado em seus melhores quadros, Figueroa tornou-se um autêntico mestre na arte de “pintar “, sendo por isso conhecido como o pintor de arlequins. Embora madrileno de nascimento, José Luís de Figueroa é tido como um verdadeiro cidadão do mundo, tendo sido considerado pela crítica especializada de vários países como um dos maiores pintores de crianças da atualidade. A abertura da exposição do grande pintor madrileno José Luís de Figueroa está marcada para logo mais, às 17 horas, no Museu de Arte da Universidade do Ceará, em solenidade a ser presidida pelo magnífico reitor Antônio Martins Filho. Ao acontecimento artístico deverão comparecer professores, estudantes universitários, escritores, jornalistas, radialistas, pintores, críticos de arte e o público em geral.

Catálogo da Exposição Figueroa 1961