Exposição 2008.01 – Bandeira Quarenta – 26/05/2008

Atividade integrada ao Festival UFC de Cultura, a exposição Bandeira 40 dá sequência a uma série de eventos desenvolvidos pela Universidade Federal do Ceará em homenagem ao pintor cearense Antônio Bandeira. Coube ao Museu de Arte da UFC-MAUC, no ano de 2007, uma primeira homenagem através do Programa Bolsa-Arte, relembrando os quarenta anos de falecimento do pintor, com um painel mural na esquina das ruas Carapinima e 13 de Maio. Esta ação foi agraciada pelo IAB com o prêmio Gentilezas Urbanas. Continuando as homenagens, o Mauc relembra, em 2008, os quarenta anos de inauguração da Sala permanente Antônio Bandeira, com uma exposição da coleção completa das obras do artista pertencentes à UFC e de painéis impressos reproduzindo imagens fotográficas e documentos sob a guarda do Mauc e da família do artista.

A criação da sala permanente Antônio Bandeira, em 1968, representou a homenagem maior prestada pela Universidade Federal do Ceará àquele que além de partícipe, ao lado de Martins Filho, dos ideais de criação de um lugar de memória para a arte cearense, premiou o público de Fortaleza em 1961 e 1963 com mostras individuais, doando alguns trabalhos que, somados àqueles adquiridos pela UFC, compõem o acervo de quarenta obras presentes nesta mostra. São desenhos a bico de pena, guaches, óleos e serigrafias. Excluindo um retrato, de 1942, e dois pequenos trípticos, de 1953, todos os demais pertencem ao período que se estende desde a sua segunda estadia na Europa (1954 a 1959) até a sua última temporada no Brasil (1959 a 1964).

São trabalhos executados pelo pintor num período de pleno exercício e afirmação de sua linguagem abstrata, de significativa penetração de sua arte nos espaços culturais da Europa e, principalmente, da conquista de espaços nacionais e do reconhecimento e da admiração da crítica brasileira.

Um Bouquet Vermelho, Flora Azul, Amazonas Guerreando, Noturno, Árvores em Azul, entre outras, são obras de referência para a compreensão do processo criador do artista e do vocabulário de construção plástica de sua produção.

Complementando essa mostra estão os rastos visuais do pintor em suas andanças pelo mundo. Inicialmente, pela Universidade Federal do Ceará com imagens e documentos da abertura de suas exposições no Mauc, em 1961 e 1963, e de suas relações com o meio artístico universitário. Imagens do pintor no seu permanente reencontro com a cidade de Fortaleza, o mercado, as ruas, as feiras e o mar. Imagens do Rio e da Europa acompanhadas de singelas dedicatórias à família. Imagens de Bandeira pintando. Imagens, enfim, de Bandeira posando para retratos, carregado da consciência de quem antevia o respeito e a admiração que o olhar do tempo lhe dedicaria.

Agradecemos à família de Antônio Bandeira, especialmente à Cleide, a cessão de imagens e declaramos, com saudade, o incentivo que nos foi dado para a realização deste evento pelo Professor Ícaro de Sousa Moreira.

Prof. Pedro Eymar Barbosa Costa
Diretor do Mauc