Exposição 2009.03 – Lançamento da Revista Entrevista nº 21 – 02/06/2009

Lançamento da 21ª edição

02 de junho de 2009

A edição nº 21 da Revista Entrevista chega às mãos do leitor com um maior número de entrevistas do que a edição anterior. Dá continuidade ao projeto iniciado em 1992 e privilegia abordagens sob o signo de histórias de vida. Nesta edição o leitor encontrará seis entrevistas em profundidade, com características peculiares.

Ney de Souza Pereira, o Ney Matogrosso que canta e encanta, é o primeiro entrevistado desta edição. A entrevista foi feita numa segunda-feira após o show apresentado em Fortaleza em setembro do ano passado. É uma entrevista na qual se misturam momentos de risos e lembranças doídas da vida desse que é um artista admirado e aplaudido pelos quatro cantos do Brasil e além fronteiras. Um homem de personalidade forte, inteligência aguda e gestos vibrantes.

A segunda entrevista é com Valdemar Cabral Caracas, um senhor de 101 anos de idade e muita história para contar. Sobre a própria vida, o Ferroviário Atlético Clube, um dos três grandes times do futebol cearense, e a antiga Rede de Viação Cearense, da qual foi funcionário. Apesar da idade e, em alguns momentos, do humor alterado, Valdemar se mostra uma pessoa atenta e com disposição para o diálogo.

O vocalista e performer da Banda Montage, Daniel Peixoto Cordeiro de Farias, é a personagem da terceira entrevista. É um jovem com a cabeça à frente de seu tempo, disposto a vencer na vida com o corpo, a mente e a voz rouca e disposição para curtir as nuances do dia-a-dia artístico e mundano, custe o que custar. Também foi entrevistado em Fortaleza, quando aqui esteve para fazer apresentações.

A vaqueira Dina Maria Martins Lima, simplesmente Dina, é mulher de fibra, tinhosa e de uma beleza sertaneja que salta aos olhos, além de ser líder dos vaqueiros do município cearense de Canindé. Na entrevista ela se emociona, ri, fica com os olhos marejados, faz aboios, enfim, toca fundo o coração dos entrevistadores – o que certamente acontecerá com o leitor quando puser os olhos nestas páginas.

Em seguida, Angela Maria Mota Rossas de Gutiérrez, professora da UFC e escritora de renome no cenário literário, dá um depoimento carregado de emoção. Das páginas saltam lembranças, memórias, revelações, lições de humanismo, amor, alegria e dor ante o que a vida impõe de perdas e ganhos. Angela fala também de Literatura, não se esquecendo de abordar o processo de criação do livro O mundo de Flora, premiado e bem recebido pela Crítica Literária.

Já a última entrevista desta edição é com Descartes Marques Gadelha, Artista – assim com A maiúsculo – de fala mansa, riso franco, serenidade no olhar e o dom de fazer da vida um eterno aprendizado. Ele também é músico, cantor e compositor, mas, sobretudo, é gente: simples, doído, altivo, guerreiro. Enfim, um homem cujas memórias provocam emoções em quem o ouve falar de arte, quotidiano do artista, o fazer artístico.

Aos alunos e às alunas que participam desta edição, fica meu reconhecimento e o agradecimento pelo trabalho competente realizado.

Ronaldo Salgado

Ronaldo Salgado é jornalista, professor e orientador da disciplina de Laboratório de Jornalismo Impresso. Foi o idealizador da Revista Entrevista e coordena, atualmente, o Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Contato:
Fone: (85) 3366-7708 / (85) 3366-7718
Email: coordcoms@ufc.br / publicidade@ufc.br

Relação dos alunos que participaram das entrevistas:

Alan Santiago, Andréia Costa, Bruno Reis, Chico Célio, Débora Medeiros, Edgel Joseph, Emanuele Sales, Henrique Araújo, Lívia Nunes, Luar Brandão, Roberta Félix, Armando de Oliveira Lima, Artur Pires, Aurimar Monteiro, Gabriela Meneses, Helena Martins, Isabelle Azevedo, Leonardo Ferreira, Mayara de Araújo, Mirelle Costa, Pamela Lemos, Walber Góes.