Exposição 2009.04 – Jangada da Medusa (IFCE) – 25/06/2009

Tema

Neste ano de 2009, em que se comemora o Ano da França no Brasil, período em que inúmeros eventos estão sendo organizados em todo o país, em todas as áreas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, através do curso de Licenciatura em Artes Visuais, em parceria com o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC, abre a exposição JANGADA DA MEDUSA, inspirada na obra do mesmo nome do pintor francês Théodore Géricault.

A Jangada da Medusa foi um tema lançado aos alunos da disciplina de Desenho e Pintura da Figura Humana, do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, para, a um só tempo, refletirem sobre as questões sociais e políticas – que apesar de transcorridos mais de duzentos anos continuam impedindo o livre transcurso das relações fraternas entre os indivíduos – como também, propiciar um mergulho na grandiosa escala de trabalho à qual se dedicavam os pintores numa época anterior à “era da reprodutibilidade técnica”.

Nossa intenção não é meramente a reprodução ótica do quadro. Como, em nosso caso, trata-se de um trabalho coletivo – e efêmero dado a natureza frágil do suporte aqui utilizado – o quadro foi dividido entre os alunos, individualmente ou em dupla, cada um realizando uma parte isolada do trabalho, de modo a fazer ressaltar as singularidades de cada autor. A pintura foi feita em módulos quadrados de 1.20m de lado, em papéis semi-craft pintados livremente pelos alunos utilizando tintas diversas como têmpera guache, acrílica, óleo, tintas serigráficas, etc, e, depois, colados na parede.

Nessa orquestração, aparentemente dissonante, deparamo-nos com o vibrante e sinuoso desenho de Géricault emanando uma poderosa energia, tal qual um instrumento solo cuja melodia harmoniza e produz sentido em meio ao turbilhão polifônico das expressões individuais. Agradecemos ao Diretor do Museu de Arte da UFC, professor Pedro Eymar Barbosa Costa, sua permissão para concluirmos aqui, o esforço coletivo e pedagógico inspirado na referida obra, cuja energia intrínseca, sabemos, está em sintonia com os nobres propósitos desta Instituição e de seu Diretor.

Pacelli Cordeiro Barroso
Professor de Desenho e Pintura da Figura Humana
Curso de Licenciatura em Artes Visuais
IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Dados da Obra

JANGADA DA MEDUSA – 4.91m x 7.16m – Óleo s/ tela – Museu do Louvre – Paris

O Autor

Jean Louis Andre Théodore Géricault é um dos expoentes do período Romântico da pintura francesa do século XIX.

O ano de 1819 inscreve o autor na galeria dos grandes artistas de todos os tempos. É o ano da sua obra prima: “A Jangada da Medusa”. Uma obra que viria a ter um extraordinário impacto político. No entanto é possível que as razões de ordem pessoal tivessem sido mais determinantes que as de ordem política, na pintura deste quadro.

Nasceu em 1791, e morreu em 1824, quando tinha apenas 32 anos.

A História

A fragata real Medusa deixou o seu porto, em França, a 17 de Junho de 1816, em direção a Saint-Louis, no Senegal. Considerada uma das mais modernas embarcações da época, a sua missão era tomar posse da colônia do Senegal, na África ocidental, que havia passado para a tutela francesa, levando consigo o novo governador do Senegal e sua família.

Ao comando da Medusa estava Hugues du Roy de Chaumareys, um capitão que durante 25 anos esteve longe das águas por imposição de Napoleão. Mas com o regresso ao trono dos Bourbons, foi compensado com este comando. Uma escolha onde jogaram mais os fatores políticos do que a competência marítima.

Naufragou a 2 de Julho de 1816, entre as Canárias e o Cabo Verde.

Quatrocentas pessoas estavam a bordo. O capitão foi o primeiro a abandonar o navio utilizando os barcos salva-vidas, seguido do governador e de seus oficiais. Faltou espaço para 147 tripulantes. Estes improvisaram uma pequena jangada: a Jangada da Medusa. O governo não enviou socorro. Treze dias depois, sem água e sem comida, foram resgatados 15 sobreviventes pela embarcação Argus, que os encontrou por acaso. Destes, 5 morreram no Argus, apenas 10 sobreviveram.

Realizaram a Pintura

Amanda Loureiro Morais