Exposição 2009.05 – A grande arte de Estrigas – 03/09/2009

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará é mais uma vez o palco da celebração da vida e da obra de Estrigas. Como pintor, este filho da SCAP dos anos 50, tem sua primeira passagem pela Universidade do Ceará no Salão Nobre da Reitoria, em dezembro de 1958, a convite de Antônio Martins Filho. Em 1963, estréia no Mauc ao lado de Raimundo Cela, Bandeira, Barboza Leite, entre outros, na exposição “A Paisagem Cearense”. A década de 70 vai registrar mais três passagens do pintor pelo Mauc. Sua pintura, notadamente a paisagem, contém de forma clara a interferência das tensões criadas pelo modernismo ao abrir caminho para a expressão, tão bem ilustrada em Barrica, e para a plástica, a exemplo de Bandeira. Por isso, para Zenon Barreto, há em Estrigas “um abandono total de todos os cânones que leva a maioria de seus trabalhos às raias do abstracionismo, e um transbordamento de emoções que se derrama sobre o papel num lirismo cromático comovedor.” Como memorialista e educador, Estrigas doa à Universidade Federal do Ceará, em 1979, uma coleção de obras de Aldemir Martins para a criação de uma sala permanente deste artista no Mauc. Em 2003, como parte integrante da exposição “Cidade da Arte”, o Mauc comemorou os sessenta anos do Salão de Abril, quando foi destinada uma sala especial a Estrigas , com uma exposição de pinturas, arquivos de catálogos do Salão de Abril e as principais publicações sobre a arte e os artistas cearenses. Em 2007, por ocasião da exposição “Estrigas e Nice – Pinturas e Desenhos”, ele recebe a Medalha do Mérito Cultural da UFC, aprovada pelo Conselho Universitário. Agora, em 2009, por ocasião de seu nonagésimo aniversário, Estrigas está mais uma vez na UFC. “A Grande Arte de Estrigas” vem nomear dois eventos: uma Exposição de Pinturas e um livro organizado por Gilmar de Carvalho. Eventos reunidos para a celebração da grande vida e da grande obra de ESTRIGAS.

Pedro Eymar Barbosa Costa
Diretor do Mauc