Exposição 2009.07 – Patativa Centenário – 09/11/2009

Patativa do Assaré

A história de Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, contada por meio de fotografias, xilogravuras e palavras no II Festival UFC de Cultura. A exposição “Patativa Centenário”, que será aberta hoje (9), às 19h, no Museu de Arte da UFC (MAUC), resgata obra e trajetória do mais popular poeta cearense. Na ocasião, haverá apresentação da Orquestra de Sopros do Instituto de Cultura e Arte (ICA). A curadoria é do Diretor do MAUC, Pedro Eymar Barbosa.

O vasto acervo fotográfico de Patativa é de autoria do premiado Tiago Santana. Curador do Instituto da Fotografia (IFOTO) e fotógrafo independente desde 1989, ele recebeu, em 2008, o prêmio “O Melhor da Fotografia no Brasil”, na categoria documental. Suas fotografias, em preto e branco, revelam a simplicidade do cotidiano, o processo criativo e a relação do poeta com seu locus, o Sertão.

Patativa também será relembrado, por meio de matrizes e tintas, pelo xilogravador João Pedro “do Juazeiro”. A vontade de ilustrar os cordeis que produzia incentivou, em 1998, sua incursão na arte, premiada em 1999 pelo Instituto Brasil – Estados Unidos (Ibeu – CE). Já expôs no Museu de Arte da UFC, no Museu da Imagem e do Som, no Centro Cultural Banco do Nordeste e no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, passando ainda por países como Alemanha e França. Em 2009, foi selecionado pela Mostra SESC de Arte Naïf.

Antes da abertura da exposição, às 17h, haverá, também no MAUC, o lançamento do livro “Patativa em sol maior: 13 ensaios sobre o poeta pássaro”. Sob organização do pesquisador de tradições populares e professor do curso de Comunicação Social da UFC, Gilmar de Carvalho, o trabalho reúne 13 textos sobre o legado do poeta. Conforme explicou o Professor, os textos pretendem oferecer uma visão celeidoscópica e interdisciplinar sobre Patativa, escritos por pesquisadores da teoria da literatura, antropologia, linguística, sociologia, comunicação e semiótica da cultura.

São estudiosos do Brasil e do exterior (França e Holanda) que renovam o olhar sobre Patativa, no instante em que se comemoram cem anos de seu nascimento. A UFC, pela qual o poeta é Doutor Honoris Causa, teve a iniciativa e banca o empreendimento que terá selo das Edições UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC