Exposição 2010.01 – Entre Mentes – Alunos do IFCE – 27/01/2010

(Transcrito do Folder)

Existem diferentes concepções com relação ao significado da conclusão de um curso de graduação. Para alguns representa apenas o fim de um processo, para outros é o início de uma nova jornada.

No TCC de artes visuais do IFCE, semestre 2009.2, a maioria dosa concludentes optou por realizar trabalhos práticos, cujos resultados poderão ser apreciados na exposição denominada ENTRE MENTES. São 13 propostas, apresentadas em variadas linguagens, desde as mais tradicionais como: o desenho, a gravura, a pintura; e também nas mais recentes como: o objeto, a performance, a infogravuras e a intervenção urbana.

A temática predominante da mostra é a figura humana, mas, o ponto mais relevante da mesma, está na diversidade dos trabalhos, onde todos os participantes tiveram liberdade para trilhar o seu caminho. Foi indispensável para que se efetivasse a autonomia criativa de cada um, que a sala de aula funcionasse como um laboratório, onde a experimentação foi a matéria-prima mais importante, e, os erros e os acasos, elementos fundamentais para a aprendizagem. O processo criativo é como ave de arribação, que voa livre pelos céus, mas também precisa da terra para se alimentar. Necessita de ambiente favorável para desabrochar, pois todo o contexto influencia no sei desenvolvimento. Às vezes quando está aprisionado atrofia e morre. Se conseguir sobreviver encarcerado, murcha como a planta que não sorve a água e perde a capacidade de florescer e dar novos frutos.

Neste universo a fantasia é o veículo condutor do artista para extrapolar os limites das realidade. Por isso a obra não é um registro só do que se vê, advêm do que ele sente e do inconsciente.

Parabéns por finalizarem cm sucesso uma etapa de suas vidas. Espero que continuem se permitindo expor seus sonhos, suas ilusões e desilusões. E, nesta migração interminável, nunca esqueçam o primeiro vôo. As aves sempre voltam ao ponto de partida, não por falta de novas opções, mas por sentirem, que está nas suas origens a energia indispensável, para alçarem novos horizontes.

Fortaleza, 18 de janeiro de 2010
Sebastião de Paula