Exposição 2011.04 – Homenagem aos artistas fundadores e pioneiros do Mauc – 31/08/2011

Um museu não se constrói apenas com tijolos e cimento ou uma arquitetura arrojada. Um museu se constrói com sonhos, com talentos, com a denúncia da realidade, com o sentimento de um grande amor, com os desafios que se apresentaram e com as marcas dos que passaram e dos que ficaram.

A criação é o esplendor do expressar-se. É transmitir ao outro um pouco de si. Dizem que o artista deixa um pouco de si em cada criação, assim sendo, o MAUC é rico em expressões, sentidos, cores, formas e tudo o mais que seus construtores puderam incorporar em sua consolidação como espaço de preservação e difusão da cultura cearense e nordestina, reconhecido nacional e internacionalmente.

O MAUC é um espaço que se renovam a cada nova visita com a curiosidade de uma criança que sempre se pergunta ‘o que é isso?” ou o “por quê daquilo”; com o olhar crítico de quem já viveu e viu muitas coisas na vida e que assim sempre tem algo a mais a acrescentar a toda pincelada ou forma; mas acima de tudo, com a entrega de cada um, num gesto de deixar-se levar pela poesia dos traços, pela literatura das pinceladas, pela coreografia das formas.

Hoje com 50 anos, o Museu de Arte da UFC homenageia aqueles que corroboraram para a construção desse tão rico patrimônio cultural cearense. E representando esses grandes das artes, nesta noite, presta essa singela homenagem a alguns desses nomes, pois a todos levaríamos mais 50 anos para homenagear.