2019.05 – Imprensa Universitária, uma história de dedicação e compromisso na difusão do saber

Você é do tipo que gosta de ler materiais que ampliam sua visão de mundo? Já leu algum livro, jornal ou revista com a marca da UFC? Conhece algum setor da UFC que atua na produção desses materiais? É exatamente sobre isso que vamos conversar hoje.

A Universidade Federal do Ceará dispõe de várias unidades que atuam na difusão do saber. Uma delas é a Imprensa Universitária. Vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, a Imprensa atua no atendimento das demandas das unidades acadêmicas e administrativas da Instituição através da produção de jornais, livros, revistas, material de divulgação de eventos estudantis e de expediente, entre outros materiais.

Sua história começou no dia 6 de abril de 1956 com a aquisição da Tipografia Lusitana pelo então reitor Antônio Martins Filho, iniciando suas atividades no local. Pouco tempo depois as máquinas tipográficas foram transferidas para a sede da Reitoria da UFC, onde funciona hoje o auditório Castello Branco, mudando-se em seguida para o bloco da frente, onde funciona hoje o Cetrede.
Logo a recém-criada Imprensa transformou-se na principal ferramenta de comunicação interna e de difusão do conhecimento produzido pela recém-criada UFC.

Imprensa Universitária antiga. Fonte: site da IU.

No dia 25 de maio de 1967, em solenidade que contou com a participação das mais altas autoridades, foi inaugurada a sede própria da Imprensa Universitária, com uma área de 1.727m², com previsão para expansão.
Um trabalho que começou com o auxílio de máquinas tipográficas conta hoje com um parque gráfico de última geração que atua como um agente propulsor na difusão da produção acadêmica da UFC.

O Conselho Editorial da Imprensa, instalado no dia 20 de novembro de 2018, também vem contribuindo nesse sentido através da análise e seleção de trabalhos produzidos pela comunidade acadêmica da UFC. O Conselho é formado por 15 membros titulares e 8 suplentes, com docentes que atuam nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Exatas da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes e Engenharias.
Outra inovação que vem fazendo uma grande diferença nos serviços prestados pela Imprensa é o IU Informa, um novo canal de comunicação via Whatsapp que proporciona mais rapidez e eficiência no atendimento junto aos seus clientes.

Instalações atuais da Imprensa Universitária. Fonte: site da IU.

Todas essas ações, desenvolvidas ao longo de mais de 62 anos de atividades, vêm consolidando a Imprensa Universitária como um equipamento cultural de grande relevância na difusão do saber no Brasil e no mundo.Visite o Memorial Imprensa e conheça os protagonistas dessa história de sucesso eo maquinário utilizado naexecução de suas atividades desde o início de sua atuação até os dias atuais.

Maiores informações sobre os serviços prestados pela Imprensa e sua produção acadêmica no site .

Por Carlizeth Campos, com a participação de Kathleen Silveira (seleção de imagens), ambas Assistentes Administrativas do Mauc.
08/05/2019