2019.05 – Museu da Fotografia, o mais novo espaço disseminador da arte fotográfica

Você já viveu a emocionante experiência de contemplar a arte com que alguns fotógrafos retratam o desenvolvimento de algumas cidades do Brasil e do mundo em diferentes épocas de sua história? Já teve a oportunidade de fotografar para um evento? Essas e muitas outras experiências esperam por você no Museu da Fotografia: o mais novo espaço disseminador da arte fotográfica da capital cearense.

Imagem da fachada do prédio do Museu da Fotografia, um moderno projeto arquitetônico.  Fonte: divulgação.

O Museu da Fotografia possui um dos maiores acervos fotográficos do Brasil com mais de 2.500 obras, datadas de 1920, com registros da Belle Époque até os dias atuais. Desde a sua fundação, em março de 2017, o Museu da Fotografia vem desenvolvendo diversas ações com o objetivo de promover a disseminação dessa arte que faz parte da cultura do povo brasileiro. Palestras, cursos, oficinas e exposições são algumas dessas ações.

Entrada do Museu da Fotografia. Fonte: divulgação.

O projeto “Museu na Comunidade”, ação extensionista do Museu da Fotografia, leva diversão e conhecimento acerca do mundo da fotografia a crianças de 8 a 12 anos em situação de vulnerabilidade. As atividades da primeira fase do projeto começaram no segundo semestre de 2017, beneficiando crianças dos bairros Titanzinho, Serviluz, Cajazeiras, Messejana e Morro Santa Terezinha, além de crianças de escolas municipais de Fortaleza e de outros programas. A segunda fase do projeto, o “Museu no Interior” repetiu a experiência em Maracanaú, Jericoacoara e Redenção.

Imagem da exposição “Museu na Comunidade”. Fonte: divulgação.

Todas as ações desenvolvidas em mais de dois anos de atividades vêm consolidando o Museu da Fotografia como um equipamento cultural de grande relevância na difusão da arte fotográfica em Fortaleza. Conheça de perto este brilhante trabalho!
O Museu da Fotografia funciona de quarta a domingo, das 12hs às 17hs. A entrada é gratuita!
Maiores informações no site www.museudafotografia.com.br ou no instagram do museu @museudafotografiafortaleza

Por Carlizeth Campos, com a colaboração de Kathleen Silveira (seleção de imagens), ambas Assistentes Administrativas do Mauc.
22/05/2019