2019.05 – Semana Nacional de Arquivos: a dinâmica arquivística de todo o País em evidência!

Em algum momento você já se deparou com a necessidade de tomar as providências necessárias para guardar com segurança documentos que você considera de suma importância para alguma área de sua vida? Pois é exatamente essa a preocupação dos profissionais que trabalham em um Arquivo.
Eles atuam na guarda, conservação e processamento dos diversos tipos de documentos de uma instituição, seja ela pública ou privada. Toda essa dinâmica arquivística mantém viva a memória do valioso trabalho realizado por essas instituições.
Com o objetivo de refletir sobre a importância desses espaços na preservação do patrimônio documental do Brasil, o Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa promovem desde 2017 a Semana Nacional de Arquivos.
A cada edição o Conselho Internacional de Arquivos lança um novo tema para o evento.
O tema escolhido para o evento de 2017 foi “Arquivos abertos, cultura e patrimônio”.

No evento do ano passado o tema abordado foi “Governança, memória e herança”.

O evento deste ano traz como tema “Desenhando Arquivos”.

Em alusão ao dia Internacional de Arquivos, 9 de junho, a Semana Nacional de Arquivos é sempre comemorada no mês de junho. Em 2019, a Semana Nacional de Arquivos ocorrerá de 3 a 8 de junho, as instituições participantes realizarão diversas atividades com base no tema proposto para este ano e no modelo de trabalho por elas realizado.

Na Universidade Federal do Ceará, o evento ocorrerá de 5 a 7 de junho de 2019 e terá como público-alvo estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da Instituição, bem como estudantes de outras instituições de Ensino Superior. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico, até o dia 3 de junho.

Participe!!!

Para ver a programação completa acesse: http://www.ufc.br/noticias/13000-iii-semana-nacional-de-arquivos-recebe-inscricoes-ate-3-de-junho.

Por Carlizeth Campos, com a colaboração de Kathleen Silveira (seleção de imagens), ambas Assistentes Administrativas do Mauc.
29/05/2019