2019.03 – Paul Klee, desenhista, músico e escritor

Você já ouviu falar no artista suíço, mas de nacionalidade alemã Paul Klee? Não? Pois prepare-se para conhecer a história deste brilhante artista!
Paul Klee nasceu em 1879, em Berna, Suíça. Era filho de pais músicos e desde cedo aprendeu a tocar violino.

Casou-se em 1906 com a pianista Lili Stumpf, com quem teve um filho chamado Félix.

Em 1900 inscreveu-se na Academia de Belas Artes de Munique, onde Conheceu artistas como Wassily Kandinsky , Franz Marc e August Macke.

Klee trabalhou com vários materiais diferentes, sempre inovando em seus métodos e técnicas, tendo trabalhado tanto obras abstratas quanto figurativas.

Seu estilo foi marcado por várias tendências artísticas, entre elas o expressionismo, o cubismo e o surrealismo.

Sua primeira importante pintura foi “Minha Habitação”, realizada em 1896 e uma de suas obras mais famosas chama-se “Cúpulas vermelhas e brancas” inspirada em sua viagem à Tunísia em 1914. Segundo o professor Pedro Eymar, em seu artigo “Cadinho de Laços” no livro  “Antonio Bandeira e a poética das cores”, Paul Klee foi a maior inspiração de Antônio Bandeira, um dos grandes nomes da arte cearense a quem o Mauc dedica uma de suas salas permanentes.

Paul Klee faleceu em 1940, em Berna. Sua vida e obra está registrada no documentário “Paul Klee – O Diário de um Artista”, fruto de seu próprio diário.

Saiba mais sobre este artista que é considerado um dos grandes pintores europeus do início do século XX assistindo ao vídeo abaixo, vale a pena conferir!!!

27/03/2019