Sala Antônio Bandeira – 50 Anos

25 de junho de 2018

Em 21 de março deste ano, o MAUC celebrou o retorno do quadro icônico de Antônio Bandeira (1922-1967) “Cidade em festa”, óleo sobre tela, pintado pelo artista em 1961 e que há 10 anos não estava exposto ao público. Na ocasião, foi realizada uma solenidade de recebimento do quadro e contou com a presença do reitor Henry Campos, dos restauradores, de curadores , artistas e servidores docentes e técnico-administrativos da UFC.

O quadro passou por um processo de restauro que durou cerca de oito meses, realizado no Rio de Janeiro pelos especialistas Denise Guiglemeti e Wallace Alonso Guiglemeti. Denise iniciou a cerimônia apresentando cada detalhe do trabalho realizado, que contou com o patrocínio da galeria Almeida e Dale, de São Paulo. Conforme a restauradora, o trabalho solucionou os problemas estruturais e estéticos presentes na obra já há alguns anos.

Com a reapresentação pública do tríptico  “Cidade em Festa”,  o Museu de Arte da UFC comemora o ano cinquentenário de criação da Sala permanente Antônio Bandeira ocorrida em janeiro de 1968 e a remodelação do espaço.