Treinamentos para a Equipe Mauc em 2018

21 de dezembro de 2018

Neste ano de 2018, toda a equipe Mauc (servidores, funcionários terceirizados e bolsistas) teve oportunidade de realizar treinamentos direcionados ao aperfeiçoamento de nossas atividades.

Em setembro, o professor Chico Neto, da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – CCSMI/UFC, conduziu uma dinâmica baseada na técnica de brainstorming (uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados).

Treinamento de brainstorming com Chico Neto.

 

Também em setembro, realizamos um treinamento com as servidoras Idayani Souza e Lidiane Leitão, da Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho ­- DESMT, sobre noções teóricas e práticas de prevenção de incêndio.

Treinamento sobre prevenção de incêndios.

Em novembro, recebemos o prof. Roberto Vieira e as bolsistas do projeto Laboratório Foto Tátil do Curso de Design-UFC. Apreendemos um pouco do trabalho realizado pelo prof. Roberto e seus bolsistas para tornar imagens acessíveis a pessoas com deficiência visual. A nova servidora do Mauc, Carlizeth Campos, deficiente visual, já havia participado da apresentação do projeto em outras oportunidades e nos contou um pouco de como acontece seu processo perceptivo de mundo. Também fomos desafiados a estar no lugar de um deficiente visual e registrar algumas fotos com a ajuda de um guia. Foi uma tarde de muito valiosa em novas informações e de abertura para um novo modo de olhar para toda a equipe do Mauc.

Apresentação do Laboratório Foto Tátil.

Em dezembro, o prof. Chico Neto ofereceu mais um treinamento, desta vez voltado somente para as servidoras do setor administrativo do Mauc, sobre o método BMG Canvas, uma espécie de mapa dos principais itens que constituem uma empresa. O prof. Chico Neto adaptou a aplicação do método para o museu no sentido de ressaltar pontos estratégicos como valores e a missão do Mauc.

Agradecemos ao prof. Chico Neto (CCSMI/UFC), às servidoras Idayani Souza e Lidiane Leitão (DESMT/UFC) e ao prof. Roberto Vieira, bem como às bolsistas do Laboratório Foto Tátil, por terem colaborado com nosso aperfeiçoamento neste ano de 2018.