Visitas Guiadas

O Museu de Arte da UFC encontra-se em fase de organização de um programa educativo-cultural organizado e estruturado para recepcionar o visitante que chega ao museu de forma espontânea, assim como o visitante que chega através de um agendamento prévio das escolas, faculdades, ONGs, projetos, grupos de estudos, entre outros.

Cotidianamente, realizamos visitas mediadas pela exposição, tanto ao público previamente agendado quanto ao público espontâneo que ao chegar na instituição, solicita o atendimento junto à Recepção. Atualmente, a visita inicia com a orientação sobre os procedimentos permitidos durante o percurso, assim como com a explanação sobre a história de criação e instalação do museu. Após esta apresentação inicial, os visitantes são encaminhados às salas de exposições temporárias e de de longa duração para que possam vivenciar, conhecer ou reconhecer o Museu de Arte da UFC.

O trabalho educativo dos museus deve ser encarado como uma alternativa de oferecer chances de conhecimento direto dos bens culturais aos indivíduos através da fruição e tem como objetivo principal criar a possibilidade de afetar a população para a leitura crítica, o reconhecimento e a valorização do patrimônio, contribuindo para a perpetuação e a construção da memória social.

Abaixo das orientações para uma boa visita vocês encontram o  Guia do Roteiro de Visitas direcionado aos grupos agendados, possibilitando aos professores e coordenadores, o trabalho anterior, durante e posterior à visita ao MAUC. Desta forma, acreditamos que nosso público irá se apropriar melhor dos temas trabalhados no espaço museológico assim como compreender o papel do museu na transformação do sistema educacional brasileiro.

Grupos da rede pública e particular de ensino, ONGs, Projetos sociais e educacionais e afins que queiram visitar o museu, devem entrar em contato através do telefone (85) 3366-7481, pelo mauc@ufc.br ou pelo SEI (www.sei.ufc.br)  para agendamento da visita.

Orientações para uma boa visita:

1. O MAUC funciona de segunda à sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas.

 

2. Por motivos de conservação preventiva, não é permitido tocar nas obras de arte.

 

3. É proibido consumir alimentos dentro do museu.

 

4. A visita a um museu deve ser um momento de prazer! Registre sua visita com fotos sem flash.

 

5.  Adoramos e respeitamos os bichos, mas não é permitido entrar com animais no museu, exceto cão guia.

 

6. Não é permitido fumar dentro do museu.

 

7. A visita a um museu é sempre uma atividade educativa e de lazer, aproveite!

 

8. É recomendável que se evite falar ao celular durante a visitação guiada.

 

9. A entrada é gratuita.

 

10. A entrada é permitida até 15 minutos antes do fechamento do Museu.